A proposta do Blog é trazer a sinopse de filmes, séries, novelas, minisséries, programas, especiais e curtas do cinema, da televisão ou do vídeo.

A muralha (1954)

 Ana é uma doce e forte moça judia que tenta salvar a todo custo seu pai da Inquisição em Portugal. Após ser liberto pelo intermédio do poderoso Dom Jerônimo, a moça é prometida em casamento como divida de gratidão e, convertida ao cristianismo, se muda para o Brasil para cumprir sua sina. Ao chegar, no entanto, ela conhece o galante Guilherme, funcionário de seu futuro marido que é responsável por levá-la até sua nova casa, embora os dois acabem se apaixonando. Apesar disso, Ana casa-se com Jerônimo e passa a sofrer todo tipo de humilhação e violência, transformando a garota em uma caricatura escravizada pelo seu poder. Com a ajuda de Antônia, sua grande amiga que também se muda para o Brasil em buscar de um bom casamento, Ana consegue se comunicar clandestinamente com Guilherme, a quem jura amor eterno. [fonte: site Wikipedia.pt

A muralha. Brasil. Aventura, Drama, Romance. Novela de televisão. +- 7:30 (450 minutos). Preto & Branco. Baseado no livro A muralha (1954), da escritora brasileira Dinah Silveira de Queiroz.

Direção de J. Silvestre e roteiro de Ivani Ribeiro. Com Fernanda Montenegro (Ana Cardoso), Rolando Boldrin (Dom Jerônimo Taveira), Gilberto Chagas (Guilherme Schetz), Lolita Rodrigues (Antônia Gusmão), Gessy Fonseca (dona Gênova), Arlete Montenegro (Moatira) e Sylvio Silveira (Heitor Cardoso). Produzido pelo estúdio TV Record.

A muralha foi exibida originalmente no Brasil em 1954 pela emissora TV Record, em 15 episódios ao vivo (de 2 de novembro a 21 de dezembro de 1954). 

Versões televisivas de A muralha: | A muralha (1954, Record) | A muralha (1958, Tupi) | A muralha (1961-1962, Cultura) | A muralha (1968-1969, Excelsior) | A muralha (2000, Globo) |

Nenhum comentário:

Postar um comentário